Acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos mais comuns são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas ou banheiros adaptados para deficientes.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do governo brasileiro, ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
A partir destas determinações, usuários com deficiências podem perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas, ou seja, passam a ter total autonomia para utilizar as diversas ferramentas encontradas nos sites e portais na internet.
O Portal PGE-RJ segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.
Na parte superior do portal já é possível encontrar a opção para alterar o contraste. Porém, estas não são as únicas ferramentas disponíveis. Em todas as páginas do portal, utilizando atalhos padrões é possível ter acesso às demais opções de acessibilidade.
Os atalhos padrões são:
Esses atalhos valem para o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.
Quem prefere utilizar o Internet Explorer deve apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca interna é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Fonte: www.governoeletronico.gov.br