Home > Imprensa > Notícias
10 de abril de 2024
PGE-RJ Homenageia a Procuradora Nathalie Giordano e Empossa Nova Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero
Paulo Vitor/PGE-RJ

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) homenageou, nesta quarta-feira (10/04) a Procuradora do Estado Nathalie Giodano, como a primeira presidente da Comissão para a Promoção da Igualdade de Gênero em mandato exercido entre abril de 2021 a março de 2024.

O Subprocurador-Geral Rogério Carvalho Guimarães, representando o Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, entregou à homenageada a placa de reconhecimento pelo trabalho desempenhado à frente da Comissão. “Homenagem à ilustríssima Procuradora do Estado Nathalie Giordano pelos relevantes serviços prestados à Procuradoria Geral do Estado como primeira Presidente da Comissão para a Promoção da Igualdade de Gênero, o período compreendido entre abril de 2021 e março de 2024”, diz o texto gravado na placa.

A Procuradora Nathalie Giordano agradeceu a homenagem e destacou que a Procuradoria é sua família, onde inclusive conheceu o seu marido, também Procurador do Estado. E lembrou que a Comissão se tornou um sonho de todos, procuradores, servidores, procuradores aposentados, jovens estagiários e residentes. “E como diz a música de Raul Seixas, quando a gente sonha junto com outras pessoas, aquilo vira realidade. E tudo que fizemos na Comissão foi um sonho que virou realidade porque sonhado junto com muitas gente”, resumiu Nathalie Giordano.

A Procuradora do Estado Fernanda Mainier, que foi Vice-Presidente da Comissão, agradeceu à Procuradora Nathalie Giordano pela sua liderança democrática nos 3 primeiros anos da Comissão, destacando as principais conquistas da sua gestão.

“Acolhimento de todas as mulheres da Casa de forma plural; apoio à parentalidade, com destaque para a inauguração da sala de apoio à amamentação e inclusão das licenças maternidade e paternidade no programa de residência jurídica; enfrentamento ao assédio, através de campanhas, curso de capacitação, eventos e criação de canal de denúncias; articulação com outros órgãos do sistema de justiça e do Estado do Rio de Janeiro; criação do Prêmio Procuradora do Estado Maria da Penha Ribeiro; e permanente mobilização dos membros da comissão para que construíssemos uma história já tão sólida e com tantas conquistas”, afirmou Fernanda Mainier.

Durante a cerimônia, a Procuradora Fernanda Mainier tomou posse como Presidente da Comissão ao lado das novas Vices-Presidentes, a Procuradora Cintia Morgado e a Analista Processual Fernanda Sousa, para um mandato de 3 anos. Em seu discurso, ela agradeceu a confiança do Gabinete, dos membros da Comissão e assegurou que “o trabalho seguirá sendo pautado pelo acolhimento plural, na continuidade do que conquistamos até aqui e contando com o apoio de todas e de todos nos desafios que ainda temos para a promoção da igualdade de gênero no âmbito da PGE”, ressaltou a nova Presidente da Comissão.

Compareceram à cerimônia, o Subprocurador-Geral do Estado, Joaquim Pedro Rohr, a Defensora Pública Flávia Nascimento, a Superintendente de Articulação Institucional da Secretaria da Mulher, Aline Inglez, a Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Asperj), Cristina Francesconi, o ex-Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, a Procuradora Ana Alice Oliveira, Presidente da Comissão de Combate ao Racismo Estrutural da PGE-RJ, além de procuradores e servidores.

Galeria de Imagens

Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro