18 de abril de 2024
PGE-RJ Inaugura Foto de Bruno Dubeux na Galeria de Ex-Procuradores-Gerais do Estado
Paulo Vitor/PGE-RJ

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Miguel Saad, inaugurou, nesta quarta-feira (17/04), a foto do Procurador do Estado Bruno Dubeux na galeria dos ex-procuradores-gerais, no 13º andar da sede da PGE-RJ. Bruno Dubeux foi o 19º Procurador-Geral do Estado (2020-2023), a partir de 1975, com a fusão do antigo Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro.

O Procurador-Geral abriu a cerimônia destacando que se sentia honrado fazendo esta homenagem ao colega Bruno Dubeux, ressaltando que o ex-procurador-geral assumiu a chefia da Casa num momento difícil, com os efeitos da pandemia de Covid-19. “Ele conduziu a Casa com maestria e com a característica que lhe é muito peculiar, de carinho no trato com os colegas e os servidores e, acima de tudo, com muita eficiência no trabalho”, elogiou Renan Miguel Saad.

Ele lembrou que foi na gestão de Bruno Dubeux que o projeto do PGE digital que “tirou a PGE do século 18 e a lançou para o século 21” deslanchou e consagrou o programa “como o mais moderno que existe na advocacia” do país. E concluiu elogiando o cuidado que Bruno Dubeux dispensou na atenção ao trabalho desenvolvido pela Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero e da Comissão de Combate ao Racismo Estrutural.

A Procuradora Adriana De Biasi, representando a presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Cristina Tenório Francesconi, afirmou que “Bruno Dubeux foi um procurador-geral ímpar”. “Em todos os momentos deu importância à Aperj e ao Conselho Superior da Procuradoria como poucas vezes eu vi, no tempo que estou aqui, de 25 anos”, ressaltando que foi o Procurador-Geral que mais atenção deu aos colegas. “Como Procurador-Geral ele gostava de ouvir as pessoas porque ele queria ouvir, ele não era obrigado”, afirmou. O Presidente da Associação dos Servidores da PGE-RJ, Rodrigo Lelis destacou que Bruno Dubeux “mesmo antes de ser procurador-geral, fez muito por nós servidores”.

A esposa de Bruno Dubeux, Joana Oliveira Fadul Dubeux, ressaltou que a vida de Procurador-Geral é um sacrifício pessoal, “mas quando a gente ama de verdade uma pessoa, não tem nada no mundo que faça a gente mais feliz do que ver um brilho nos olhos dessa pessoa e a felicidade dele”, afirmou Joana, referindo-se à dedicação do marido à PGE, durante sua gestão.

Bruno Dubeux agradeceu as palavras do Procurador-Geral Renan Miguel Saad, “pela forma gentil e educada que você tem tido no trato pessoal, com a gestão da Casa, comigo em particular, especialmente com os projetos voltados para as pessoas”, destacou o ex-Procurador-Geral.

Agradeceu às duas mulheres da sua vida, sua mãe Maria Isabel Teixeira Dubeux, e sua esposa, e reafirmou que é apaixonado pela PGE e que durante sua gestão deu ênfase em focar para aqueles que não se sentiam parte da comunidade. “Acho importante ter olhos para as pessoas que não se sentem parte, o que me incomodava muito. Pessoas do nosso convívio que não se sentiam parte do todo. Não se encontravam aqui dentro”, lembrou referindo-se á criação do Laboratório da Qualidade de Vida.

Dubeux também ressaltou o incentivo que sua gestão deu à Câmara de Solução de Litígios (Casc). “A Casc que foi uma grande virada de chave da mudança de nossa cultura do litígio. A presença do Luciano Bandeira aqui hoje, enaltece muito isso, que é o aspecto colaborativo para ajudar os advogados e as empresas” afirmou o ex-procurador-geral.

Agradeceu à toda sua equipe no Gabinete e aos chefes das especializadas durante sua gestão, e concluiu seu discurso com o ensinamento que aprendeu na Escola de Palhaço, e Márcio Libar. “Se eu sou um eu e cada pessoa é um eu, essa aqui é uma reunião de eus. Então esse olhar pro outro, acho que é o grande sucesso da nossa gestão, que permeia todos nós aqui. Porque cada um, além do seu eu próprio, está olhando o eu do outro. Fazendo da PGE uma Casa mais agradável, mais plural, mais inclusiva”.

A homenagem a Bruno Dubeux contou com a presença dos ex-Procuradores-Gerais, Letácio Jansen, Lucia Lea Guimarães Tavares, Claudio Pieruccetti Marques, e Rodrigo Zambão, dos SubProcuradores-Gerais Joaquim Pedro Rohr e Rogério Carvalho Guimarães, o Chefe de Gabinete Mauricio Gomes Vieira, Daniel Bucar, Procurador-Geral do Município do Rio de Janeiro, Ediléa Gonçalves dos Santos Cesario, Procuradora_Geral de Justiça em exercício e Luciano Bandeira, Presidente da OAB/RJ, além de Procuradores e Servidores.